RHconferencia2016_branco

Programa da Conferência

Presidente da jornada: Cristina Martins de Barros, Managing director, IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos

09h00 Receção dos assistentes

09h15 Mesa redonda: HR Challenges: que desafios se colocam atualmente ao responsável de recursos humanos com gestor de pessoas e de talento?

  • Dinamizadora: Cristina Martins de Barros, Managing director, IIRH
  • Pedro Tavares, CEO, Onstrategy
  • Maria Brito, diretora de recursos humanos, Browning
  • Miguel Luís, marketing intelligence, GO>Express by Transporta

10h00 Caso prático Os novos perfis para o futuro. Que perfis estão as empresas a recrutar. Porque são tão difíceis de encontrar? O desafio da idade VS experiência VS Conhecimentos digitais. O que podemos oferecer aos Millenials, aos profissionais de TI ou aos freelancers?

  • Tiago Pizarro Gonçalves, Head of Recruitment, Jerónimo Martins 

10h30 Reflexão Recrutar o talento: como recrutar os melhores talentos para o futuro? 

  • Pedro Rebelo, Managing partner, Wise

11h00 Pausa para café e networking

11h30 Caso Prático Identificar o talento: o diagnóstico do talento da empresa. O que fazem os nossos colaboradores? O que podem fazer e o que realmente querem fazer? Como saber que conhecimentos, capacidades e competências tem cada colaborador?

  • Susana Fernandes, Responsável Recrutamento, Avaliação e Gestão de Carreiras no BNP Personal Finance – Cetelem

12h00 Analise Novas tendências para o desenvolvimento, a aprendizagem e a formação: como superar os desafios que vive a área da formação nos nossos dias.

  • José Santos, Managing Partner, BTS

12h30 Employer branding: a importância de ter uma estratégia de branding para a trair o talento. Como se constrói uma marca para atrair talento? Que contributo tem a marca na atração e retenção do talento? O que valorizam os profissionais num potencial empregador: ambiente de trabalho, solidez financeira, cultura empresarial ou qualidade dos projetos?

  • Vera Batista, Gestora de Recursos Humanos para a TAP Serviços, Unidade de Cuidados de Saúde & Employer Branding, TAP
  • Vânia Monteiro, Assistente de Gestão RH e Employer Branding, TAP

13h00 Pausa para almoço e networking

14h15 Caso prático Vamos descobrir o modelos de gestão do talento que a NOS criou de raiz para os seus 2000 colaboradores vindos de 2 empresas diferentes. Baseado num inovador programa de desempenho e desenvolvimento foi construído por todos e para todos e aposta fortemente em objectivos individuais.

  • André Alves, Head of talent management, NOS

14h45 Especial gamificação A Gestão do talento 2.0. Gamificação: como a tecnologia pode ajudar a motivar e reter os seus colaboradores?

O que é o Gamification e porque se fala tanto desta ferramenta para motivar pessoas e reforçar os seus comportamentos? Descubra como é possível utilizá-la, até em contextos de aprendizagem, para mobilizar e motivar os seus colaboradores de uma maneira nova e divertida.

  • Luisa Piló, Gfoundry
  • Convidado especial: Rui Cordeiro, maior especialista português de gamification

15h15 Analise Bem-estar financeiro dos colaboradores: como desenhar a remuneração mais pertinente para cada colaborador para que este se sinta valorizado e motivado? O desenho do pacote salarial: como conseguir uma retribuição que compense e recompense os colaboradores?

  • Ana Mota, Flexben

15h45 Pausa para café e networking

16h15 Caso prático Como reter o talento? O que estamos a fazer pelos jovens com elevado potencial? Conservar, guardar e preservar o talento interno é o grande desafio dos gestores de pessoas atuais. O que podemos fazer para reter os profissionais críticos da organização?

  • Carlos Figueiredo, National Human Resources Director, Unilever

16h45 Caso prático A L’Oréal é uma das empresas mais desejadas para trabalhar em todo o mundo. O seu programa “Thrilling experience, Culture of exellence” reflete os valores da marca para a atração e retenção dos colaboradores talentosos entre história e modernidade, duas das características da L’Oréal.

  • Clara Trindade, HR director, L’Oréal

17h15 Mesa redonda Felicidade nas organizações: como ajudar os colaboradores a se sentirem preenchidos pela sua atividade profissional. Como garantir um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com a flexibilidade de horários e a conexão permanente ao trabalho pelas novas tecnologias.

  • Ângela Botelho, diretora de recursos humanos, Farmácias Holon
  • António Seiça Gonçalves, Administrador, Grupo Bernardino Gomes / Hóteis Real
  • Ana Sanches, gestora da área de Diversidade e Inclusão, EDP-Energias de Portugal

18h00 Encerramento da RH Conferência 2016

Seminário especial

Talent Management: boas práticas para detetar e reter os seus melhores talentos

Lisboa, 16 de novembro

Das 9h às 18h (inclui almoço)

OBJETIVOS

Este curso, é dirigido aos especialistas de Recursos Humanos e a todos os gestores interessados em aprofundar o seu conhecimento sobre o conceito de talento e de como geri-lo nas organizações. São sobretudo focadas as boas práticas envolvidas na definição, deteção e avaliação do talento, no desenvolvimento dos colaboradores e no desenho de planos de retenção dos colaboradores com alto potencial.

PROGRAMA

Como identificar as oportunidades e os desafios da gestão de talento tendo em conta a diversidade atual de colaboradores nas organizações.

Analise as etapas da gestão do talento: definir o talento, medir o talento e concretizar o talento.

Diferenciar entre o alto rendimento e o potencial na gestão de talentos.
Como detetar o talento? Que ferramentas utilizar?

Selecione as técnicas e metodologias de avaliação mais ajustadas para identificar e avaliar o talento para os diferentes papéis e funções existentes na sua organização.
Diferenciar conceitos entre desempenho, competências, talento e potencial.

Como construir uma matriz para realizar um seguimento dos colaboradores com alto potencial e identificar os critérios de diferenciação com os restantes trabalhadores.

Diferenciar conceitos entre desempenho, competências, talento e potencial.
Como organizar e conduzir avaliações de desempenho e de talento.

Como proceder à monitorização e avaliação do potencial e talento na organização?
Métodos e ferramentas, documentação e material a ser usado para identificar, estimular e avaliar o desempenho e o talento.
Como utilizar a informação sobre o talento para gerir as carreiras e o planeamento das sucessões.
Como desenhar intervenções e programas de retenção do talento.

Como fidelizar e reter os colaboradores com alto potencial? Devemos criar um processo específico e diferente dos outros? A utilidade dos processos de coaching e mentoring.
Gestão da diversidade: quais as expectativas das novas gerações? Como identificá-las e corresponder para reter a geração Y e Z.
Que indicadores utilizar para avaliar a política de gestão de talentos na sua organização.

O nosso formador

Miguel Abreu

ray500